Em 1962 Brasília era ainda uma “criança” de apenas dois anos de idade. O Gama possuía poucos moradores, quase não se via asfalto, as torneiras públicas espalhavam-se por diversos pontos do cerrado, sendo visitadas por um bom número de pessoas que, sem outra alternativa, se viam obrigadas a aguardar em longas filas, o momento da colheita do preciosos líquido. Além dos problemas enumerados, havia a falta de transporte e comércio organizado, deixando os moradores entregues à sanha de exploradores inescrupulosos e com grande dificuldade de locomoção.
Mas, apesar dos problemas, um grupo de crentes se reunia para cantar, orar e pregar o Evangelho num clima de muita alegria espiritual. E, nesse clima, alguns irmãos se reuniram no dia 10 de março de 1962 sob a liderança geral do Pastor Hermenegildo Cândido de Oliveira e sob a direção musical do saudoso Maestro Pedro Miguel da Silva (mais tarde consagrado ao Ministério Pastoral), e organizaram o Coral que, com muitas e renhidas lutas mas, incontáveis vitórias, comemora nesse ano o 47º aniversário.
Na sua formação original, o Coral contou na sua primeira apresentação com os seguintes componentes:
SOPRANOS CONTRALTOS
Luiza da Silva Lúcia Gomes
Rode Cândido de Oliveira Dilma Cruz
Zenilda Rosa Portela Helena
Geraldina Gomes Eunice Cândido de Oliveira
Maria Célia Elza dos Santos
Laudicéia Cândido de Oliveira
Nazaré Gomes
Alice Gomes
TENORES BAIXOS
Severino Rodrigues da Cruz José Bandeira
José Vaz de Siqueira Hermenegildo Cândido de Oliveira (Pastor)
Otoniel Pereira de Almeida Antonio Domingues
Serafim Portela
Antonio Fernandes Santana
Os três primeiros hinos ensaiados, foram:
a) Havemos de Colher – Cantor Cristão Nº 429;
b) Quando a Nova Luz Raiar – Coros Sacros Nº 16;
c) Há se Eu Tivesse Asas – Anthemas Celestes Nº 9.
Em junho de 1964, com a transferência da Vila Planalto para as Cidades Satélites do Gama e Planaltina vieram, também, alguns componentes que pertenciam ao Coral regido pelo Maestro Saul Rodrigues naquela Igreja e incorporaram-se ao nosso Coral que já atuava na Congregação do Gama desde a sua fundação em março de 1962.
Dentre os coralistas transferidos da Vila Planalto para o Gama e integrados ao Coral aqui existente, destacamos as famílias dos irmãos Emanuel Alves dos Santos, Nelson Gonzaga e Hercília Souza Santos.
Registramos, ainda, vários pioneiros que continuam em plena atividade no Coral Ebenézer. São eles:
Maria Lopes Duarte;
Miquelina (Daia) Barcelos;
Divina Santos;
Iêda Santos;
Marli Gonzaga;
Marlene Gonzaga;
Davi Gonzaga;
Antonio Fernandes Santana; e
Luiz Fonseca da Cunha.
Ao longo de seus quarenta e dois anos de existência, o Coral Ebenézer contou com a cooperação dos seguintes regentes:
- 1962 a 1964, Pedro Miguel da Silva;
- 1964 a 1967, Antonio Fernandes Santana, com a colaboração dos irmãos Gidalti e Edvaldo;
- 1967 a 1968, Gidalti;
- 1968 a 1980, Antonio Fernandes Santana;
- 1980 a 1984, Milton dos Santos Pereira;
- 1984, Antonio Fernandes Santana;
- 1984, Saul Rodrigues (somente um mês);
- De 1984 até o presente, Sebastião Divino de Araújo.
- A Partir de 2008, contamos com mais um Regente, o Maestro Paulo Rezende e,
- A Partir de 2014, contamos com a participação das irmãs Jhessika e Jhessiely Santana como ensaiadoras. São muito jovens mas, detentoras de um talento maravilhoso que só pode vir de Deus.
No início, o Coral não era chamado Ebenézer. Esse nome foi resultado de um concurso promovido pelo Maestro Milton dos Santos Pereira em 13 de julho de 1983, quando saiu vitoriosa a sugestão da irmã Miquelina Barcelos da Cunha (Daia), baseada em I Sm. 7. 12.
Além de suas atividades normais na Igreja local, o Coral Ebenézer já realizou as seguintes apresentações especiais:
- REI DOS REIS (Cantata de Natal) sob a regência do Maestro Milton dos Santos Pereira;
- CELEBRAÇÃO DA PÁSCOA (Cantata de Páscoa) 1ª apresentação sob a regência do Maestro Milton dos Santos Pereira e a 2ª dirigida por Sebastião Divino de Araújo;
- VEM A NUNCIAR (musical de vida cristã) – cerca de sete apresentações - sob a regência de Sebastião Divino de Araújo;
- ORANDO SEMPRE (musical de vida cristã) sob a regência de Sebastião Divino de Araújo;
- O NATAL DOS ANJOS (Cantata de Natal) sob a regência de Sebastião Divino de Araújo;
- VEM CEAR (Cantata de Páscoa) sob a regência de Sebastião Divino de Araújo;
- EMANUEL (Cantata de Natal) sob a regência de Weslayne Rodrigues Arantes de Araújo;
- MAIOR AMOR (musical sobre a vida de Cristo) sob a regência de Sebastião Divino de Araújo.
Curiosidade: Na cantata Maior Amor, o Coral Ebenézer foi acompanhado ao vivo pela Orquestra Shekinah pertencente à própria Igreja.
O Coral Ebenézer já cooperou em cultos de louvor a Deus em quase todas as cidades do Distrito Federal e, além dessas participações, já excursionou pelas seguintes cidades: Araguari, Ituiutaba, Belo Horizonte, Sabará, Três Marias, Congonhas do Campo, São João Del Rey e Formoso em Minas Gerais; Campo Grande no Estado do Rio de Janeiro; Goiânia e Cavalcante em Goiás; e Americana, em São Paulo.
Há no Coral Ebenézer, componentes com cerca de quarenta anos de atividades como a irmã Maria Lopes e os membros das famílias dos saudosos irmãos Nelson Gonzaga e Hercília Santos.
O mais curioso, porém, é o irmão Antonio Fernandes Santana que participa do Coral Ebenézer desde o primeiro ensaio realizado em 10 de março de 1962, sendo testemunha ocular de toda a história do Coral, inclusive como regente titular por três períodos, conforme registrado acima. É, portanto, a pessoa com maior conhecimento da trajetória desse grupo nos últimos quarenta e sete anos.
Sem dúvida alguma, os quarenta e sete anos do Coral Ebenézer foram de muitas lutas mas, apesar das adversidades, temos inúmeros motivos para louvar e agradecer ao nosso Grande Deus e, com alegria, dizer: “EBENÉZER! Até aqui nos ajudou o Senhor!.. (I Sm 7. 12
Coral Ebenézer 1962-2007
Em dezembro de 2007, além do VI Encontro de Coros e Orquestras, o Coral Ebenézer voltou a apresentar um Musical de Natal com a Orquestra Shekinah com a participação dos demais grupos da Igreja. O Musical, intitulado Fantasia para uma Noite de Natal (fantasia aqui é o estilo da Música), contou com a participação do Maestro Paulo César Ramos Rezende ainda recém-chegado entre nós, porém, já plenamente integrado às atividades musicais da Igreja.
Em 2008, participou normalmente de todas as atividades da Igreja e, em 2009, além dos 47 anos de sua existência comemora, também, 25 anos sob a regência do irmão Sebastião Divino de Araújo. Em 2010, realizamos a Canta “O AMOR NASCEU”, sob regências de Sebastião Divino e Paulo Rezende, acompanhado pela Orquestra Shekinah; em 2011, preparamos e apresentamos em louvor ao nosso Deus, a Cantata “DEUS O MUNDO AMOU”, acompanhado pela Orquestra Shekinah, regência de Sedivar, Paulo Rezende e Rômulo Benício, com Roteiro de Welder Rodrigues, Iluminação de Wesley Rodrigues, cenário de Wesley Rodrigues, Jeferson Barcelos, Welder Rodrigues e Weslayne Rodrigues e grande elenco.
Para o ano de 2015, temos o projeto de mais uma Canta de Natal. Orem por nós.
EBENÉZER. “Até aqui nos ajudou o Senhor”! (1 Sm. 7. 12)
Coral Ebenézer 1962-2009
Ao Centro. Nosso Pastor Presidente Orcival Xavier e Pr Job Cardoso, nosso Pastor Regional